quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Xadalu

Xadalu

Entrevista dada ao blog  http://subsoloart.com/blog/tag/xadalu


O que você assina?
Não assino.. só colo.. rsrsrrss
Indiozinho chamado Xadalu

Qual sua idade?
24 anos…

Qual sua cidade/estado?
Porto Alegre – Rio Grande do Sul

Por que você resolveu colocar esse nome?
Bah desde criança eu e meu amigo diziamos.. vamos criar uma firma chamada xadalu e vamos dominar o mundo .. rsrsrsrs coisa de criança .. Naquela época nunca imaginei em criar algo, E nem conhecia a Street Art

Significado do nome para mim… Xadalu – Preserve a natureza…

Assina em crew?
Minhas produções são sozinho mesmo… A alguns amigos que ajudam a colar.. Queria agradecer eles muito obrigado a todos mesmo de coração…

Desde que ano você está envolvido com arte urbana?
Desde 2007

Conte um pouco de como começou e foi se desenvolvendo seu gosto e seus trabalhos relacionados à colagens e stickers…
Conheci a street art mesmo, através de meu amigo Celos que sempre me apoio desde o começo…
Eu ja sabia serigrafia e ele tinha conhecimento na street art.. aí fundimos isso tudo, E foi muito bom..
Depois comecei a me aprofundar no assunto, olha muita coisa, e criei meu próprio estilo…

Pessoalmente, o que mais lhe agrada neste tipo de arte de rua?
O que mais me agrada é a variedade e os tipos de expressão que podemos fazer…
Além de ter estilos próprios….
Apezar de muitas coisas que são copiadas por pessoas sem criatividade… Mas tudo bem..
Arte de rua é algo que gosto e amo profundamente…

Costuma fazer graffitis ou tags na rua também, ou prefere dar roles exclusivamente de colagens?
Me direciono a apenas colagens de cartazes e stickers…

Como foi o processo de evolução para seu estilo, quais são suas inspirações para seus trabalhos?
Sempre olhei bastante fotos e vídeos dos gringos lá fora…
Mas o que mais gostava é de criar meu próprio estilo, algo que ninguém fizesse.. Algo diferente.. Aí comecei a criar cartazes gigantes com flores fluorecentes.. Com presonagens do Xadalu.. Cada personagem está relacionado a um tipo de protesto, sempre focando o assunto da preservação da natureza e a preservação da cultura indígena.

Diga os nomes de quem mais você admira e se identifica nos roles…
Admiro muito Obey… O cara é foda mesmo…

Pode nos contar um pouco como você viu a rua e a arte urbana se desenvolver ao passar do tempo, morando em Porto Alegre?
Logo quando comecei tinha muita gente mesmo… Bastante, gravei bastante tela pra esse pessoal.. Pessoal colaga bastante mas foi só uma ilusão .. Tipo fogo de palha… Agora se tem 5 colando é muito.. Caiu bruscamente…
Espero que isso dure pouco e chegue uma nova safra de coladores de istinque… srsrsrsrss

É possivel viver da sua arte, ou você tem que batalhar por fora também?
Bah cara, no inicio eu pensei que dava pra viver da arte mas mi dei mal…. Na época pedi até as contas do serviço pra tentar viver só da arte e me dedicar mais.. Mas não deu certo. Meio impossível…..
Hoje em dia trabalho e faço a arte em horas vagas…

O quê a arte de rua te deu?
Arte abriu uma outra visão das ruas que eu não tinha, um modo de ver as coisas diferentes.. parar olhar refletir.. coisa que não vemos no cotidiano.. Quase sempre na correria do dia-a-dia..

O que a arte de rua te tirou?
Absolutamente NADA… Ela só acrescentou..

O que você diria para os que estão começando agora?
Diria que cada um deve expressar seus pensamentos sem deixar influenciar pelas opiniões dos outros..
Sempre usando a criatividade pois ela que dá o diferencial… E o resultado final é muito bom…

Deixe um recado pra quem estiver lendo sua entrevista, se identificando ou não com a sua arte…
Preserve a natureza..
E respeite a cultura indígena..
Abraço
Paz




Nenhum comentário: