quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Yoko Ono - Wish tree

Yoko Ono 
Jardim de escultura Hirshhorn
 
Alguns desejam para suas mães.  
Alguns desejam para os seus pais. 
Alguns desejam para os irmãos ou amigos, filhos ou parceiros.  
Alguns desejos são um pouco rude.  
Alguns desejos são sinceros e doce.

A árvore estava no jardim de esculturas desde 2007. É um desejo de árvores ao redor do mundo instalado por Yoko Ono como parte de seu projeto de paz internacional "Imagine a paz" (o nome é uma referência ao álbum e música de seu falecido marido).

Todo outono, em algum momento de novembro, as folhas caem e a árvore fica uma árvore sussurrando. Ao invés de travar os seus desejos na árvore em pequenas tiras de papel, como acontece durante os meses mais quentes, os visitantes são incentivados a aconchegar-se à árvore e sussurrar-lhe os seus desejos.

O diretor de comunicações do Hirshhorn, Gabriel Riera, diz: 
"Nós colhemos os desejos e os enviamos para a PAZ IMAGINE TOWER na Islândia, onde eles se tornam parte de um conjunto maior de votos que a artista acumulou ". 


Muitos desejam a paz. Muitos desejam para a boa saúde, sucesso e felicidade, muitos são bastante simples. Uma escrita em caligrafia infantil diz: "Eu desejo que ninguém seja mau."

Embora muitos dos desejos reflitam a missão de Yoko Ono de paz, muitos estão maisfocados em desejos individuais como um relacionamento estável, sorte na escola, cachorros, vídeo games, iPods, mesmo um fim à rivalidade entre irmãos.

Alguns querem coisas completamente inatingíveis, como sentar-se na parte de trás da árvore, perto do muro do jardim de esculturas, uma marca lê: "Eu desejo poder voar."







2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sou alemmar, professora em uma escola pública de Porto Velho- RO - Brasil, está semana fiz uma intervenção com o título árvore dos sonhos para cerca de 700 alunos e pude comprovar a veracidade do que foi descrito no texto acima, a maioria dos desejos são simples, grande parte deseja fazer faculdade, ter estabilidade, conseguir um bom emprego, união na família e alguns com quero a paz mundial, que acabe com o ódio, o que reflete um pouco a situação pelo qual passa o país.
Agradeço a oportunidade.

Alemmar