quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Luciane Campana

13ªJornada Nacional de Literatura e 5ªJornadinha Nacional de Literatura

Exposição  “TRANSGENIAS”

Nome: Luciane Campana Tomasini.
Nascida em 25/12/1972, natural de Lagoa Vermelha, RS.
Local de exposição: Sala Laura Borges Felizardo- na Faculdade de Artes e Comunicação/ UPF.
.                                                       

A exposição “TRANSGENIAS” é parte integrante dessa Jornada como programação paralela.
Transgenias é o termo encontrado para descrever as múltiplas variações da palavra semente.
As sementes desta idéia nasceram entre tantas inquietações e dessa mania que tenho de transformar as palavras em outras palavras e das leituras significativas que faço delas.
Aqui das letras S, E, M, E, N, T, E, e S que formam a palavra sementes criei: sêmen, sem, mentes, tese, entes, sem sementes e etc.
Essa brincadeira de letras é uma constante no meu pensamento como criação dentro da arte.  Muitas vezes quero trabalhar as linguagens que admiro em outros artistas, mas a arte nos escolhe e não ao contrário, assim decidi ouvir o que sempre se fez(a) presente na minha imaginação, que é essa dança das palavras, das letras e tudo isso misturado.
Gosto da estética que isso representa, não é a literatura que me completa como criação, mas a estética de como as palavras se apresentam e a imaginação de junções inusitadas que preenchem minhas inquietações.
Em um trabalho que usei o braile como recurso poético me perguntaram sobre os cegos, e eu gelei e só pude ser sincera, gosto da estética do braile.
Acho o  braile um privilégio,  pois esse modo escrita é para alfabetizados nessa linguagem assim como a arte também é para os que necessitam se comunicar mesmo que de formas diferentes. Só saboreia que está aberto a novos paladares.  Acho muito exitante saber que nem todos lêem da mesma forma, assim as experiências se tornam mais significativas. Acreditem vão me questionar por que não escrevi isso além do braile, na verdade eu não posso deixar de saborear esse momento de reflexão numa exposição de artes visuais onde você vê o que mesmo?
Se você quiser que eu descreva o que se vê nesta sala siga a leitura, senão deixe sua imaginação completar o restante da forma. Tem um áudio que você mesmo pode conferir.
          Sou grata pela tua visita, Luciane Campana Tomasini

Vou descrever o que eu estou vendo, temos dispostos: um painel com imagem de laboratório, uma bancada coberta com duzentas placas petri (embalagem em acrílico, usadas para fazer pesquisa, entre elas de sementes) adesivadas no seu interior, com as variações da palavra sementes separadas por uma imagem do código de barras. Não se preocupe em saber o que eu quis dizer com esse trabalho porque o que você achar disso é o mais importante.
Sou grata pela tua visita, Luciane Campana Tomasini

Nenhum comentário: